Bem vindas e Bem vindos!




Olá!

Este blog é para você Amiga. Aqui, poderemos opinar sobre tudo que nos cerca e sobre nós mesmas!

Falaremos de tudo. De todo o Universo ilimitado que está ao nosso redor e como interagimos, ou não, com eles.


Que tal?


Um espaço para conversar, pensar, brincar, trocar idéias, inventar, trabalhar e porque não fofocar...rsrsrs.


E, vocês queridos amigos, também são bem vindos, pois é sempre bom que vcs opinem também, aliás a opnião de vocês é fundamental para nós...



Beijos para todos!


Renata Helena Barros Guimarães Mendes

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Sim, sou.Reconheço e Agradeço!"

Estava passando para comprar fraldas na farmácia (quem é mãe sabe que ô coisinha cara, anti-ecológica, mas extremamente necessária, a fralda) e fui recebida pela gerente. Uma mulher bonita, de seus 30 e pouco anos, e com increditáveis 05 filhos. Ela sempre me recebe muito bem, afinal sou uma cliente mais que fiel...principalmente nas benditas fraldas atuais da Helena e nas quem virão com o novo filhote. E além disso, é uma pessoa muito educada...
Pois bem, conversa aqui e ali sobre o que é melhor para bebê, etc, ela revela que tem 05 filhos. Tomo aquele susto, pois ela é de uma belíssima aparência, cara de menina...impressionante! O que me leva imediatamente a elogiar, óbvio: - Parabéns! Você está ótima! Um exemplo para nós mães!!

Meninas, quase me arrependo de ter falado isso...Ela começou um discurso num teor de: -Que nada! Estou horrível...Olha isso, olha aquilo...estou exausta, etc, etc, etc. Uma verdadeira lista de queixas e defeitos.

É incrível como na mesma hora  a nossa mente se direciona para o defeito. Algo que realmente eu não havia notado e continuaria sem notar o resto da minha vida...se ela não tivesse falado. E pior...a gente começa a ver com os olhos dela. Aquela beleza de outrora parece que se apaga, ou que fica nublada...estranho...

Será que às vezes não fazemos semelhante?

Quando alguém te elogia, o que normamente você faz? Ou fala?

Eu sei que, muitas vezes, essa nossa reação de falar de um defeitinho ou outro na hora do elogio é vergonha, ou melhor, ficamos tão felizes que nos sentimos envergonhadas e não queremos parecer metidas ou convencidas...não é mesmo...

E sabe a que esse mau hábito leva? A nada. Ou melhor, só nos leva a não aceitar os "presentes" que merecemos receber. E a deixar a nossa auto-estima baixa.

Sinceramente, tenho sempre me policiado para não cair mais na tentação da "pseudo humildade" e falar bobagem.

Quando alguém elogia devemos tomar como um presente, um merecimento, e devemos Agradecer. E, de repente, completar a frase com um elgio para a outra pessoa também ( se não for interpretado como uma cantada, é claro).

Tem uma frase que eu aprendi na Seicho-No-Ie que me ajuda muito. "Sim sou. Reconheço e Agradeço".

Sempre que recebo um elogio, agradeço. Se possível, retribuo e começo a mentalizar: "Sim sou. Reconheço e Agradeço". Isso faz com que aceitemos internamente o elogio e faz com que acreditemos que somos merecedora dele.

E faz um bem enorme. Para você e para a Humanidade. Afinal, o mundo precisa de coisas belas e não de defeitos.
Voltando a minha amiga gerente...na próxima vez que eu for comprar mais fraldas e ela emendar uma conversa, vou insitir em um outro elogio e com jeitinho...mostrar que ela é merecedora de elogios e quem sabe, ser mais uma do time: "Sim sou. Reconheço e Agradeço".

Beijos!

2 comentários:

  1. Rê!
    Quanto tempo!!!
    Depois do blog de Minha eu fiquei viciada em blogs e tomei a ousadia de dar uma olhadinha no seu.
    Vou andar por aqui...
    E quanto ao elogio: vc merece sim! E eu vou tentar adotar o "Reconheço e Agradeço"
    Bjs
    Ana (da faculdade)

    ResponderExcluir

E vc? O que acha?